A ASSEAVA, “Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Vale do Aço” é uma entidade de classe sem fins lucrativos, destinada a proteger, estimular e representar seus associados, fundada em 10/06/1988 com sede em conjunto ao CREA na Rua Uberlândia N° 96, sala 02, Centro de Ipatinga/MG, CEP 35160-024.
Com estatuto registrado em Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Ipatinga/MG, sob o N°1.042, Livro A-2, em 14 de Julho de 1988, primeira alteração sob o N°12952 no Livro A-7, em 07 de Abril de 2008. Inscrita sob o CNPJ N°22.696.439/0001-33.
É uma entidade que tem por finalidade a atividade cultural, social, educacional e ambiental valorizando a classe e contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e sócio educativo, incentivando junto ao organismo público reconhecidos por legislação específica.
História Da Asseava
A Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Vale do Aço – Asseava nasceu no dia 10 de junho de 1988.
Naquela época, a fragmentação entre os profissionais da classe era significativa, somando a isso o cenário de irregularidades na construção civil era alarmante. Visando colaborar para a transformação do contexto em que se encontravam, um grupo de engenheiros fundou a entidade, com objetivo de defender os interesses dos profissionais da classe e colaborar com o progresso da engenharia na região.
O Engenheiro Civil Celso Mariano Carvalho Leite foi o primeiro presidente da entidade até então chamada ASSENAI – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ipatinga.
08 de dezembro de 2001, na gestão do Engenheiro Civil Shigueru Araki, a entidade teve seu nome alterado para ASSEAVA – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Aço.
Em 2017, na gestão do Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho Edilio Ramos Veloso, a associação passou a atender exclusivamente os profissionais de engenharia e agronomia já que os arquitetos não faziam mais parte do sistema CONFEA/CREA.
Em 2020, o Vice Presidente Engenheiro de produção Gerci de Caires Júnior, assumiu a presidência, após a nomeação do Edilio Ramos Veloso para a Vice- Presidência do CREA MG, onde ocupa o cargo nos dias atuais.
Qual a importância da ASSEAVA?
A principal importância da ASSEAVA é defender os interesses e direitos dos seus associados amparando-os e capacitando em um mercado de trabalho evolutista e dinâmico, promovendo palestras e cursos capacitatórios que contribuí no engrandecimento profissional de seu associado, se faz necessário a participação ativa dos nossos membros pois somente com a efetiva participação de todos nós, poderemos debater ideias em um ambiente democrático para buscarmos melhorias no dia a dia de nossa profissão, ou seja nossa principal importância é você profissional.