O Congresso Estadual de Profissionais de Minas Gerais (CEP-MG) foi realizado no dia 13 de julho. O evento reuniu, na sede do Crea-MG, os delegados eleitos nas reuniões precursoras do CEP e convidados. Na oportunidade foram eleitos os 30 delegados que irão representar Minas Gerais no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.
A etapa estadual do CEP encerra um processo que se iniciou com a realização de 18 reuniões precursoras, de 02 de maio a 30 de junho, em todo o estado. Nelas foram ouvidos profissionais e escolhidos 153 delegados, natos e eleitos. Eles foram os responsáveis por selecionar as 15 propostas, sendo cinco de cada um dos eixos temáticos – Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional –, que serão encaminhadas e defendidas no CNP, de 06 a 08 de outubro, em Goiânia (GO).
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, explicou que foram priorizadas as propostas de Minas que têm uma abrangência mais nacional, mas que as demais proposições serão tratadas e incorporadas em ações e atividades do Conselho. “Mobilizamos mais de 500 profissionais que dedicaram o seu tempo e a sua técnica para contribuírem com ideias e soluções para o desenvolvimento”, ressaltou Lucio.
O vice-presidente do Crea-MG, secretário executivo da Comissão Organizadora Regional (COR) do 11° CEP, engenheiro civil João Luiz Magalhães Teixeira, que coordenou todo o processo, destacou que realizar o CEP foi um desafio. “Percorremos todo estado e conseguimos conhecer e entender o que os profissionais querem do Sistema. Hoje vamos escolher as propostas que nos representam para levar para o CNP e eleger os delegados que vão defendê-las”, afirmou João Luiz.